quarta-feira, 31 de março de 2010

Lolita, um novo conceito de moda


O termo "Lolita" pode ser mal percebido para aqueles que ouvem pela primeira vez sobre a moda por causa da conotação do romance de Vladimir Nabokov, "Lolita", que mudou o significado do nome para a maioria das pessoas no mundo ocidental. Geralmente assume-se que o nome da moda tenha vindo de uma distorção do significado de palavras do Inglês. No caso da moda "Lolita", inspira-se na moda vitoriana e rocóco, na moda infantil, e também nas antigas bonecas. As lolitas não se vêem como sexys e sensuais (excepto as Erololi), e preferem ser vistas como meigas e inocentes.

A moda Lolita (ou Loli) é um estilo japonês cujas primeiras manifestações apareceram entre os finais da década de 70 e principios de 80. Inspiradas em parte na cultura 'kawaii' (fofa ou adorável) japonesa e na nostalgia de outros tempos - sejam períodos históricos ou simplesmente da própria infância - as lolitas dividem-se em vários tipos, sendo alguns polémicos e de existência controversa.


O estilo pode ser muitas vezes descrito como "inocente" mas existem excepções dependendo do subestilo e da lolita em questão. Há também certa preocupação com parecer infantil, elegante ou modesta, evitando uma imagem adulta, sexualizada (dependendo do estilo da lolita) ou vulgar. Saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino, renda de boa qualidade, decote alto, cabelos em canudo e/ou acompanhados a uma franja recta e tecidos pouco brilhantes são comuns a todos os estilos.
Antes de tudo, deixemos bem claro que lolita é um estilo, ou seja, roupa, portanto, não existe de facto uma "cultura". Isso depende do usuário.


Ainda existem muitos estilos de lolita que não são considerados "oficiais", pois uns dizem que existe e outros afirmam que não existe.
O mundo das "Loli", como às vezes as pessoas que se vestem segundo o estilo se denominam, tem base na época Vitoriana, no Rococó. Há também a intenção de se parecer infantil em boa parte dos estilos, com saias rodadas, sempre na altura dos joelhos, rendas, laços e folhos. Muitas vezes usuários e fãs de Lolita são vistos também como fãs de visual kei ou de j-rock. Isso não corresponde necessariamente à verdade, muitas lolitas não possuem o menor interesse nos visuais de rock. Essa situação é especialmente visível no Japão, em que há uma cisão entre as lolitas que preferem outros estilos de música e a minoria que prefere visual kei e outros estilos teoricamente similares, relacionados ou subestilos, tais como oshare kei - sendo que estas são conhecidas como bandogyaru ou bandgirls.

Bandas japonesas como Malice Mizer, Moi dix Mois, Antic Cafe/An Cafe, Psycho le Cému e Vidoll tem membros influentes na comunidade Lolita e que diversas vezes também aparecem em editoriais de moda nas revistas Gothic & Lolita Bible e Kera. As cantoras Nana Kitade e Kana são adeptas do estilo, embora sejam confundidas com músicos de visual kei por quem tem conhecimento superficial sobre o assunto.

As Lolitas muitas vezes frequentam karaoke, fazem piqueniques, promovem encontros regulares para tomar chá, ou apenas ir ào café e pastelarias.

Subcategorias da moda Lolita:


Classical Lolita - Classic Lolita ou Classical Lolita é uma subcategoria do estilo moda japonesa Lolita, e tende a ser mais maduro e similar da era vitoriana e rococó.
O Classic Lolita caracteriza-se pelas cores mais clássicas, tais como bordeux, esmeralda e creme e pelas estampas florais maduras e xadrez. Os seus acessórios são mais elegantes que os dos outros estilos de Loli: camafeus, flores artificiais, pérolas, minicartolas e laços bem aplicados são comuns. Muitas roupas em estilo Classic Lolita possuem a chamada cintura imperial, logo abaixo do busto, e as saias às vezes são mais longas que as dos outros estilos Lolita.




Sweet Lolita - É o estilo mais doce, com tons pastéis, estampas graciosas com doces, frutas, bolos, animais, bolinhas, xadrez, listras finas, doces..

Qualquer motivo "kawai" pode encaixar-se desde que não saia dos padrões de cores e dos modelos meigos com fitas, laços e folhos muitas vezes em profusão. Por vezes possui estampas florais e cores mais claras.



Country Lolita - Country lolita é um subestilo que parece misturar influências de sweet e classical lolita -xadrezinhos, quadriculados, gingham, florais, e frutas são estampas sempre presentes, combinadas comcestas, chapéus e mini-chapéus de palha decorados com os mesmos temas citados acima. Esse estilo às vezes também se combina com otome-kei ou natural-kei. A ideia é parecer uma rapariga do campo ou que está a ir a um piquenique.

ShiroLolita - considerada por alguns subdivisão do sweet lolita e por outros um tipo de gothic lolita, as shirololitas são lolitas que se vestem apenas de branco.



KuroLolita- também considerada subdivisão do sweet lolita por algumas pessoas, outros vêem-na simplesmente como qualquer lolita vestida somente de preto.


Punk Lolita - O Punk lolita é uma subdivisão da moda Lolita que mistura o estilo punk com o estilo lolita. É considerado o mais difícil de combinar, já que o equilíbrio entre o agressivo do punk e o doce do lolita muitas vezes é prejudicado por certos elementos.
Os estilos de cores e estampas mais usados são o xadrez, combinações de preto e vermelho, listras, camisetas estampadas com motivos lolita, caveirinhas, correntes, saias rodadas, mangas fofas e outros itens basicamente lolita.

Guro Lolita - As guro lolitas (termo japonês que corresponde à grotesque lolita) são lolitas que usam ligaduras, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca partida à lolita "comum".Os meninos não são chamados de guro lolita e sim gur ouji e usam roupas de época com sangue.
 

Gothic Lolita - trata-se da mistura do "gótico" com a moda lolita. As cores utilizadas são preto, azul escuro o vermelho. Devemos ressaltar que as gothic lolitas não tem conexão nenhuma com a tribo gótica e nem com Goth Rock, e é o substilo da moda lolita com mais adeptas. Têm um aspecto mais mórbido, continuando apesar de tudo a mostrar a inocência de uma lolita.



Erololi - (Ero - erótico; Loli - abreviação de lolita) - mistura o sexy antiquado, sem exageros, com o lolita. Muitas vezes utiliza corsets e outros elementos típicos de roupas íntimas vitorianas, como bloomers (a típica calçola da vovó), petticoats (saias de tule, filó ou tecido) etc. As saias costumam ser mais curtas do que o normal, que no caso é no joelho ou abaixo dele. Utiliza-se também cinta-liga com meia 7/8, coroas e até armações de metal no lugar da saia. Apesar de ter roupas mais reveladoras, as erololis permanecem com a sua classe e encanto.

Wa Lolita (ou Waloli) -O estilo é baseado na combição entre acessórios japoneses e a moda Lolita. O nome refere-se ao Japão pela antiga palavra "che" (和 ou 倭), que significa a "Mesma Nação","Terra de (Wa)", que é terra da harmonia.

Qi Lolita -A variante Qi Lolita (pronunciada "ci-loli") é um dos poucos estilos comuns da moda Lolita. É similar à Wa lolita, desde que encorpora acessórios tradicionais. É de facto a combinação de elementos tradicionais chineses e o estilo Lolita.


Hime Lolita- Estilo que mais remete à imagem de princesas europeias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.



Deco Lolita- Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, muitas pulseiras preferencialmente de bolinhas, estampas coloridas, sobreposições, meias. A idéia do estilo é ser tudo muito colorido. Existe uma preferencia pela cor rosa,mas não existe nenhuma regra sobre a cor.


Sailor lolita - Sailor lolita é um tema aplicado geralmente a sweet lolita. É o uso da temática de uniformes de marinheiro japoneses em lolita. Acessórios náuticos incluindo chapéus de marinheiro e combinações de azul/branco/vermelho são clássicos, mas outras cores também aparecem. As saias deste tema às vezes são pregueadas ou plissadas.


Lolitas VS Cosplayers:

O estilo lolita não deve ser visto como parte da cultura cosplay, mas como um estilo, uma moda.
Cosplay é o acto de se fantasiar como dado personagem, pessoa, ou estereótipo. Podem haver, por exemplo, cosplayers de membros de bandas populares, personagens de filmes, enfermeiras ou, o mais comum, personagens de animes e mangás. O acto de fazer cosplay, embora muitas vezes levado a sério e mesmo sendo um hobby custoso, não tem pretensões de ser um estilo usado no dia-a-dia ou uma moda de fato.

Lolita, no entanto, é um estilo de roupa que não tenta reproduzir com fidelidade a aparência e comportamento de outra pessoa. Tampouco as lolitas pretendem estar fantasiadas quando se vestem segundo o estilo, já que lolita é moda. Elas vêem Lolita como suas roupas, sua indumentária típica, e não como uma ‘brincadeira’, e se ofendem ao serem confundidas com cosplayers - o que gerou uma certa rixa entre lolitas e cosplayers no Japão.

Casual lolita


Casual Lolita não é uma subdivisão do estilo, embora possa ser considerado. É uma forma de usar o Lolita com as roupas diárias e comuns da sociedade. Por exemplo saias em formato de sino, como o estilo exige, com rendas, lacinhos e babados com uma camiseta. Nunca tênis, sapatos bonecas simples caem bem melhor.




Continue reading...
 

Cute Nails Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada